quarta-feira, novembro 01, 2017

Arqueologias Afetivas - Escavações Poéticas entre Amazônia e Portugal" de EDSON MACALINI


A Galeria da UTAD acolherá de 20 de novembro a 11 de dezembro de 2017 a Exposição de desenho, pintura e escultura:  "Arqueologias  Afetivas - Escavações Poéticas entre Amazônia e Portugal" do Artista Visual e Professor, EDSON MACALINI.

Nas palavras do artista a exposição Arqueologias Afetivas 

"é o nome dado a essa coleção de memórias arqueológicas não vividas por mim, mas coletadas pelas minhas mãos, cujo afeto abraça-se ao desejo da mesa posta, à comida preparada e servida nas louças que se quebraram ou se romperam, ao cozinhar o alimento que será coletivo,  compartilhado, à espera de seus afetos para a refeição familiar, à espera das visitas, da comunidade, de seus amores.

Arqueologias Afetivas é o encontro com aquela terra que me lembra a infância, vivida com meus entes queridos no interior do Brasil, no Sudoeste do Paraná, região esta que faz fronteira com uma outra cultura, com um outro país, a Argentina, e que bastante se assemelha à paisagem e à experiência do sentido de fronteira, que me foram possibilitadas pela vivência entre Portugal e Espanha. 

A região dos parreirais de uvas, do vinho, da boa comida, da gente simples e solidária, da hospitalidade terrena e cultural, e do aconchego que o sol nos proporciona, fazem deste trabalho o sentido afetivo de sua exposição, sendo o  resultado de uma escavação afetuosa que agora recebe a forma do meu abraço como um retorno pelo carinho e pela receptividade com a qual fui recebido”.


 
Uma atividade desenvolvida graças à parceria da UTAD com a CASA-MUSEU Maurício Penha, em Sanfins do Douro.
 
Olinda Santana
Membro do GRUPO MISSÃO CULTURA UTAD

Sem comentários:

Enviar um comentário